Santarém Capital do Brasil na Europa

PROJETO SANTARÉM –PORTUGAL 2º CAPITAL DO BRASIL NA EUROPA.

Apresentação:

Santarém 2º Capital do Brasil na Europa porquê?

O facto motivador básico é do Descobridor do Brasil ter vivido naquela cidade, tendo ali passado os últimos anos de sua vida e ali está hoje inumado sob a abóboda de uma das mais emblemáticas igrejas góticas portuguesas.
Confinado com aquela igreja (Igreja da Graça), encontra –se a Casa onde Pedro Álvares residiu com sua família e que, hoje, se denomina “Casa do Brasil de Santarém”.

Ademais destes monumentos históricos intimamente ligados ao Brasil, Santarém reúne
notável conjunto arquitetónico gótico e barroco, cujo legado está presente também no Brasil,
em particular nos estados de precoce colonização como Rio de Janeiro, São Paulo ou Minas
Gerais, para além dos Nordeste.

Temos as cidades irmãs ou germinadas como Santarém no Para e São Vicente em São Paulo.
Acresce, ainda, o facto de que também o fundador do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, é natural de Santarém e, a pretexto da comemoração dos 450 anos daquele importante evento ocorrido em 1565, os integrantes do presente Prejeto estarão desenvolvendo acção especificado no decurso do próximo ano, no sentido de dar-lhe relevo, local e nacional.

Santarém é uma cidade acolhedora e tranquila, ligada a Lisboa por densa rede de transporte e por estradas cujo percurso demanda 45 minutos. Sua capacidade hoteleira apta a acolher o fluxo atual de turismo e, em parte ociosa, aguarda com expectativa a progressão do projecto em presença. Além dos atractivos da monumentalidade urbana, a cidade e seus arredores oferecem alternativas de interesse, para além de sua gastronomia e vinicultura.
Acreditando na capacidade regeneradora dos grandes valores que unem Brasil Portugal

Nesta ordem preciosa, sangue, língua, cultura e passado comum que são valores fundamentais para cimentar esta secular relação.

Objectivo Geral:

Proposta de Intervenção e da Acção de promoção de “Santarém Segunda Capital do Brasil na Europa”, em termos de turismo cultural e de negócios.
Futuro breve sugere e recomenda a adopção estratégica e concentrada sobre o mercado com os seguintes objectivos:

  • Incrementar o fluxo turístico brasileiro;
  • Estabelecer rotas e circuitos específicos (Rota “do Cabral”, “Gótico”, ” Vinho”, “ Cavalo Lusitano “de” negócios, “dos templários”, “maçónica”, “gastronomia”…), destinadas aincentivar através do turismo o povo brasileiro a melhor conhecer a sua própria história e aaproximar através de expêriencias vivencidas;

  • Promover, na cidade de Santarém, programa permanente de eventos de natureza económica,comercial e de investimentos (Workshops, seminários, encontros empresariais, palestras,oficinas de aprendizagem dirigidas á população mais jovem).

Com o objetivo de utilizar o turismo como instrumento facilitador de negócios e realidade proveitosa para o visitante brasileiro,sempre atento e interessado a novas oportunidades.

Objectivos Específicos:

Como objectivo específico, os promotores do projecto pretende aplicar meios e recursos ajustados para (1) aprimorar a imagem do Brasil e de seus Estados perante um mercado receptivo, (2) orientar a demanda turística, de negócios e cultural com Santarém e seu entorno, visando a torna-la pólo aglutinador do interesse turístico brasileiro em Portugal e na Europa.
Para atingir esses objectivos, os promotores do Projeto em apreço contam desenvolver acções e parcerias com empresas, organizações e entidades:

  • Com a Câmara de Municipal de Santarém, no sentido de obter meios estruturais para odesenvolvimento das actividades projectadas;
  • Com a “C.V.C Viagens”, uma das maiores operadoras de turística brasileiras, no sentido dapromoção de pacotes turísticos propondo as “rotas cabralinas” disponibilizadas;
  • Com instituição financeira local, no sentido de, com seu patrocínio institucional, proporcionar a maior credibilidade ao projecto;
  • Com empresas hoteleiras da região, bem como com operadores turísticos nacionais, no sentido da utilização de suas redes de contatos e de negócios para a divulgação compensadora do projecto;
  • Com instituições de ensino locais, no sentido de proporcionar à classe estudantil novas oportunidades de estágios e emprego.

Em seus métodos e técnicas, os promotores têm em “preparação plano estratégico Santarém segunda Capital do Brasil na Europa”, cujo conteúdo abrange programas específicos contemplando: promoção, divulgação direta e indirecta, utilizando recursos de mídia, vídeo,cinema, internet e instrumentos análogos, distribuição de material específico, acordos parcerias estratégicas, logística, participação em eventos; com respectivos custos, prazo de execução, resultados esperados e relatórios de execução.

Publico-Alvo:

O público-alvo são todos os brasileiros e todas as pessoas que queiram conhecer a cidade de Santarém e através dela conhecer a história do Brasil.

Histórico:

Este projecto já desenvolvido ao nível de alguns contatos institucionais tanto no Brasil como em Portugal já tem aprovação que suporta o inicio da sua operacionalização.

Orçamento/Contas:

Contra-partidas:

Vantagens dos patrocinadores com este projecto:

  1. Associação positiva da imagem da instituição com eventos de natureza cultural;
  2. Aumento da notoriedade